sábado, 4 de setembro de 2010

Aprender com o diferente

Esses dias andei pensando sobre como as pessoas estão ficando intolerantes. Na verdade um evento bobo desencadeou esse pensamento na minha cabeça (pensamento no pé é que não dá, né, Paulo?). Postei algo no Twitter, que de tão banal nem lembro mais o que era, mas provavelmente falando que não gostava da "cor do cabelo da fulana de tal", e foi imediata a debandada de seguidores. Devo ter levado quase 10 unfollows. Aí, claro, fui verificar quais eram as pessoas que haviam se revoltado tanto com um comentário, e vi que duas pessoas eram frequentadores habitués da minha timeline e dos mentions, era gente com quem eu papeava, achava graça, tirava onda, eram pessoas que eu nunca vi na vida, mas por quem eu nutria um carinho verdadeiro. 
Fiquei triste, mais pelo fato de perceber o quanto as pessoas estão alimentando um egoísmo e um individualismo exacerbado do que pela própria perda de seguidores. E antes que vocês perguntem eu saio na frente respondendo. Sim, a intolerância é um traço de comportamento direta e intimamente ligado ao egoísmo. Alguém que não aceita a diversidade, tem a sua imagem de mundo como única verdade possível.
Eu percebo que no mundo no qual vivemos hoje, existe um culto doentio ao indivíduo, ao eu, ao único. O coletivo, o social, o compartilhado vem cada vez perdendo mais espaço. A competitividade se impõe na vida das pessoas que precisam sobreviver numa sociedade com um mercado de trabalho deturpado. É uma idéia que anda se alastrando de que devemos pensar no nosso bem estar, e que os problemas dos outros não nos dizem respeito, que cada um deve aprender a lidar com suas coisas. Não que esteja de todo errado, eu concordo até certo ponto de que as pessoas devem mesmo aprender a lidar com seus problemas, mas devemos admitir que sempre há algo que podemos fazer para no mínimo amenizar a dor alheia. Sem contar que nos faz um bem danado quando conseguimos deixar mais leve a vida uma pessoa, arrancando-lhe um sorriso, despertando uma fagulha de esperança de que a vida vai melhorar e que tudo vai dar certo. 
Eu quero dizer aqui, que eu não me sinto bem com esse modelo que vigora de sucesso pessoal, essa coisa louca de passar por cima de tudo e de todos para se dar bem na vida, e cada um que se salve! Para mim, sucesso é você conseguir viver em um ambiente de paz, harmonia entre as pessoas, confiança. Para mim, sucesso é você fazer o bem a quem não lhe pede nada, e maior sucesso ainda é você fazê-lo por aquele que te pede ajuda. Eu não quero com isso dizer que o mundo seria perfeito assim, eu acredito sim que todos nós temos os nossos interesses pessoais, e que sempre esperamos algo em troca da nossa dedicação, mas algo espontâneo, natural, algo como um obrigado, um reconhecimento pela dedicação que você tem a alguém.
Eu tenho medo do mundo onde a diversidade não tem vez. Principalmente a diversidade de pensamento.

4 comentários:

  1. Daqui há alguns anos, viver, vai ser bem, mais bem mais difícil do que hoje em dia. A diversidade está aí, e querendo ou não, têm que ser respeitada. Esse egoísmo, e essa intolerância, nos torna seres irracionais. A esperança que isso um dia mude, pelo menos para mim, é a última que morre.

    ResponderExcluir
  2. ... eu tenho uma visão mais otimista da coisa. Acho que o mundo está mudando, e os anos mais negros com relação às diferenças estão passando... a globalização, a difusão das informações pela internet estão cada vez mais unindo as pessoas, principalmente as minorias, ajudando assim a maximizar o horizonte/mente das pessoas... Proporcionando um conhecimento que levaria anos para se ter (no caso de conhecer pessoas distantes, que mesmo pelo twitter se fazem relações sadias).

    Não tenho dúvidas que ações egoístas ainda existem aos montes, e tenho mais ainda a convicção de que elas não vão desaparecer. Mas, como diria um amigo meu: "é o que temos para hoje". E hoje está melhor do que ontem, e amanhã será melhor do que hoje.

    \o/ Bons tópicos para discussão esses. Parabéns.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com Adriano, quero muito ser um otimista, espero que a internet faça com que as pessoas fiquem mais proximas e tolerantes, mas ao mesmo tempo percebo o contrario, tudo é motivo pra dar "unfollow" nas pessoas de nossas vidas, qualquer comentario ou critica resulta em afastamento ou discussao, não existe mais a "critica construtiva" mas a critica que existe pra derrubar quem está em voga ou tem algum talento natural onde se destaca, fazem isso por nao conseguirem o mesmo e assim se sentirem melhor na sua pequinez.

    Perfeito post, tenho pensado nisso a varios dias, e vc soube captar exatamente o que queria dizer.

    ResponderExcluir
  4. É tenso quando a diversidade marginalizada né? A gnt pensa as vezes em diversidade como algo amplo, como ser negro, ou gay, ou alguma dessas minorias mais famosas, mas a simples diversidade no pensamento e a discriminação de ideias (por mais banais que sejam) é o que mata. Bom saiba que te mim jamais acontecerá isso com vc... até se vc falar mal da Kylie! uhaahahua <3 luv u paulin! fica mal nao... ;*

    ResponderExcluir