sábado, 28 de agosto de 2010

De tempo em tempo

As pessoas costumam dizer que temos todo o tempo do mundo para realizarmos nossos sonhos, mas alguma vez você já parou para tentar dimensionar quanto é "todo" esse tempo? Outro dia fiz um retrospecto da minha vida e atentei para certos fatos. Hoje eu tenho 30 anos, metade de uma vida dita socialmente ativa, e o dobro do tempo de quando tinha vários planos e ilusões na cabeça, e principalmente no coração. É como se eu estivesse na metade do caminho, é uma espécie de contagem regressiva, e isso me causou certo desconforto, uma espécie de "agora é uma corrida contra o tempo".

No alto dos meus 15 anos, eu imaginava que aos 30 minha vida seria bem diferente do que é hoje. E me pergunto o que aconteceu para que as coisas não tenham acontecido. A resposta é simples, o tempo passou e não foi suficiente para todos os planos. Hoje percebo que boa parte desse tempo passou enquanto eu esperava a ocasião perfeita, o momento ideal para começar a colocar os planos em prática. Foi aí que eu errei. Não existe o momento ideal para começar a perseguir seus sonhos, existe sim, o momento exato para isso, e esse momento é agora mesmo. O mundo não vai se configurar da maneira perfeita para que você simplesmente abra os olhos e tenha tudo o que quer ao seu alcance. Esse cenário é cada um de nós que deve ir montando, como um quebra-cabeça pessoal, como escrever um livro, página por página, dia após dia.

Entenderam aonde quero chegar? Sim, quero chegar no clichezão do "não deixe para amanhã o que pode fazer hoje mesmo". É super lugar comum, mas é a mais pura verdade natural. Não temos todo o tempo do mundo para fazer as coisas. É só parar pra pensar em quanto tempo o mundo está aí. Você acha mesmo que tem todos esses milênios pra realizar seus planos? Não, nosso tempo é muito mais curto, temos apenas o tempo de uma vida para fazer valer a pena. E uma vida, meus caros, passa num piscar de olhos.

Acreditem, quem vos fala isso é alguém que constantemente percebe que está perdendo tempo e se esforça em tentar aproveitar da melhor maneira possível essa nesga de existência que cabe a cada um de nós na história da humanidade. Não importa se é pouco tempo para muitos planos, não importa que não haja tempo suficiente para viver tudo. O que não podemos é deixar de andar, e de tentar viver o máximo possível, com intensidade, porque uma vida superficial não vale a existência, meus amigos.

4 comentários:

  1. Incrível como me identifico, e sempre tiro muita coisa boa de cada postagem sua. Ah se eu pudesse voltar atrás para aproveitar cada oportunidade desperdiçada...

    ResponderExcluir
  2. Amigo, tenho certeza absoluta quando digo que so consegui domar as redeas de minha vida apenas aos 30, ainda sonho com minha infancia mas nao tenho saudade nenhuma da minha adolescencia, periodozinho maldito que quase me transformou num homem neurotico e idiota. Faltam apenas 4 anos pra casa dos 40, e nao tenho pressa, pq sei q serao os melhores anos da minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Cai de para-quedas no seu blog, e me interessei bastante pelo texto. É isso mesmo, acho que já ta no senso comum a necessidade de escolhas já. Agora, mas quanto mais for dito, explicado, explicitado acho que as pessoas vão criando consciência. O Pior é achar, aos 30 ou em qualquer outra idade, que não da tempo de começar de novo. Sempre dá. Um grande abraço e parabéns pelo texto. Carpe Diem

    ResponderExcluir
  4. Bom escrito. Boa perspectiva. O que é a vida se não aprender com os erros, e mudar a ótica sob as coisas?

    Vc chegou bem aos trinta. Tem gente que não chega a estes "30", nem com "50".

    ResponderExcluir